Samu, Maternidade, Ana Adelaide e UPAs foram contempladas com a doação da sanitização
A área externa da unidade de Pronto Atendimento Ana Adelaide recebeu o serviço de sanitização na noite de quinta-feira (7), como forma de oferecer mais segurança ao cidadão que busca atendimento e também aos profissionais que atuam na unidade.
A desinfecção foi realizada em toda a área externa da unidade, como a área de espera do paciente, pátio, estacionamento e até a rua da frente da unidade. A aplicação do composto de hipoclorito diluído em água foi feita com jatos sólidos e neblinado com a utilização de caminhão-pipa e mangueiras.
As Unidades de Pronto Atendimento (UPA) das zonas Sul e Leste também receberam o serviço realizado pela força tarefa coordenada pelo Governo do Estado. Envolve a Agevisa, Defesa Civil, Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd), Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER) e bombeiros civis voluntários.
O serviço de desinfecção interna também foi realizado na unidade Ana Adelaide pela empresa Kapital, em outra frente de trabalho. Paredes internas e externas, assentos, portas, maçanetas, tudo passou pela sanitização como medida preventiva de disseminação do novo coronavírus.
Para a diretora da unidade, Socorro Divanir, “o serviço é eficaz para descontaminar o ambiente, pois somos uma unidade de referência, recebemos muitos pacientes contaminados e a sanitização é fundamental para não aumentar propagação do vírus”.
AMBULÂNCIAS
As ambulâncias do Serviço Móvel de Urgência (Samu) e da Maternidade Municipal também foram desinfectadas. O serviço foi doado e realizado pela empresa Truly Nolen controle de pragas.
Segundo o biólogo responsável pela empresa, Lindon Johnson da Silva, o serviço de desinfecção possui alto poder contra vírus, bactérias e fungos. “Com esta ação voluntária queremos prestar nosso reconhecimento aos profissionais da saúde que estão na linha de frente do coronavírus. Verdadeiros heróis sem capa”.
A secretária adjunta da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Marilene Penati, agradeceu as doações e afirmou que higienização das ambulâncias e unidades de saúde representa mais segurança aos trabalhadores e pacientes. “Estamos preocupados com a saúde dos nossos profissionais e com a qualidade dos serviços oferecidos à nossa população”.