Imunização nos postos de saúde poderá ocorrer até o dia 30 de junho
A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe foi prorrogada pelo Ministério da Saúde, até o dia 30 de junho. A campanha teve três fases, sendo que a terceira, dividida em duas etapas, iria até o dia 5 de junho. Porém, o baixo índice de vacinação de grupos prioritários motivou a prorrogação.
Os grupos prioritários da terceira fase são formados por pessoas com deficiência, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, professores e pessoas de 55 a 59 anos de idade. A população dos grupos prioritários das fases anteriores da campanha que ainda não foram vacinados podem procurar pela vacina até o dia 30 de junho.
Em Porto Velho, o grupo com menor adesão à campanha são as crianças de 6 meses a menores de 6 anos, informa a gerente de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Elizeth Gomes. A estimativa é vacinar 41 mil crianças. “Pouco mais de dez por centro do público foi imunizado até agora. Pedimos aos pais que atenda o chamado e leve os pequenos até um posto de vacinação, sempre observando as regras de prevenção e distanciamento”.
A vacina contra influenza não tem eficácia contra o novo coronavírus, porém, neste momento, ajuda os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para a Covid-19, já que os sintomas são parecidos. E, ainda, ajuda a reduzir a procura por serviços de saúde, já bastante demandados por conta da epidemia do novo coronavírus.
A vacina contra a gripe está disponível em todas unidades de saúde, das 8h às 17h. A população deve seguir as orientações para usar máscara e evitar aglomerações.
Etapa Concluídas
A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) ultrapassou a meta de vacinação estabelecida pelo Ministério da Saúde para o público-alvo da primeira etapa da Campanha Nacional de Influenza.
Foram vacinados 32.801 idosos com 60 anos ou mais, o que representa 131% da cobertura total do município. Também público prioritário da campanha, os profissionais de saúde vacinados somam 15.574, cobertura de 102%.