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CORONAVÍRUS
Pacientes com sintomas leves encaminhados pelo Call Center serão atendidos nas unidades de Saúde a partir desta segunda-feira

09/Dez/2020 - 15:06

Atendimentos de rotina serão realizados exclusivamente no período da manhã e a tarde e pacientes com sintomas da Covid-19 com horário agendado

Devido ao aumento nos casos de coronavírus (Covid-19) em Porto Velho e ao grande volume de pacientes que ligam para o Call Center em busca de atendimento médico, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) implantou, de forma temporária, uma força tarefa com novos protocolos e fluxos de atendimentos que entram em funcionamento a partir da próxima segunda-feira (14).

Pacientes com sintomas leves do coronavírus que foram previamente agendados e encaminhados pelo Call Center, através do número 0800 647 5225, serão atendidos de segunda a sexta-feira, no período da tarde, das 13h às 18h nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF). Ao todo, 16 unidades entraram na força tarefa, exceto as USF Areal da Floresta, USF Santo Antônio e USF Vila Princesa, que seguirão a rotina normal de atendimento.

Para ser atendido em alguma dessas unidades referenciadas, o paciente com quadro leve (sintomas gripais, dor de cabeça, perda de olfato e paladar, diarreia, ligeira febre) deve ligar no telefone 0800 647 5225 para que os profissionais do Call Center façam o agendamento numa unidade de saúde mais próxima do domicílio do paciente. O Call Center funciona todos os dias, das 7h da manhã até 1h da madrugada.

ROTINA

As consultas médicas, exames, vacinação e demais serviços de rotina oferecidos nas unidades de saúde serão realizados de segunda a sexta-feira exclusivamente no período da manhã, das 7h às 12h. A separação dos públicos busca garantir a segurança da população, evitando que pacientes com sintomas de Covid-19 se misturem com outras patologias. As unidades Areal da Floresta, Santo Antônio e Vila Princesa continuarão com o atendimento de rotina na parte da tarde também.

VACINAÇÃO

Nas 16 unidades referenciadas para atendimento de paciente com coronavírus, a vacinação de rotina será realizada prioritariamente no período da manhã, das 7h às 12h de segunda a sexta-feira.

No período da tarde, a Semusa destacou uma unidade em cada região da cidade para os serviços de vacinação, até às 17h30. Na zona Sul será a unidade Areal da Floresta, no centro a USF Santo Antônio, a USF Vila Princesa para atender a comunidade e na zona Leste a unidade José Adelino, onde a vacinação acontecerá no Centro Especializado em Odontologia, sala anexo da unidade.

CONSULTAS E EXAMES

A coleta de material para realização dos exames laboratoriais não será alterada, permanece de segunda a sexta-feira das 7h às 9h30 nas unidades onde há postos de coleta instalados. Durante a força tarefa, as consultas médicas serão agendadas apenas no período da manhã. Aquelas que já estavam agendadas no horário da tarde estão sendo remanejadas para cedo, de forma a não causar prejuízo à população.

MEDICAMENTOS

Aos pacientes que necessitam retirar medicamentos ou outros insumos nas unidades, a Semusa solicita que façam preferencialmente no período da manhã, das 7h às 12h de segunda a sexta-feira, para evitar contato com pacientes suspeitos de Covid-19, que estarão nas unidades no período da tarde.

CASOS MODERADOS A GRAVES

A Semusa orienta que em caso de sintomas moderados, que apresentam dificuldade para respirar e febre alta persistente, ou que apresentam sintomas graves como dor no peito, febre alta persistente, desidratação e alteração de estado mental, devem ser encaminhados imediatamente para UPA Sul, unidade que se tornou referência nos atendimentos desta natureza.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Os profissionais do Call Center também estarão preparados para esclarecer dúvidas da população sobre os novos formatos de atendimentos. A ligação é gratuita através do 0800 647 5225 que funciona todos os dias das 7h da manhã até às 1h da madrugada.

“Queremos frisar que esta é uma mudança temporária em razão da urgência que o coronavírus impõe. Assim que os casos reduzirem novamente em Porto Velho, retomaremos os atendimentos normais nas unidades de saúde. Mas, para isso, todos nós precisamos fazer nossa parte de usar máscara, higienizar as mãos, e evitar, principalmente, saídas desnecessárias e aglomerações”, reforma a secretária de saúde, Eliana Pasini.

COMDECOM

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